Ansiedade e Fé

A ansiedade é uma preocupação exagerada com o futuro (ou mais precisamente, com as consequências que o futuro nos trará). Este tema me dá abertura para falar a respeito de um ponto muito delicado: O tema da Fé.

Na prática, podemos observar que as pessoas que cultivam algum tipo de fé (independente da denominação religiosa que seguem) tendem a ser menos ansiosas do que as pessoas céticas. Obviamente, estou me referindo àquelas pessoas que “realmente” crêem e algo (e não naqueles que apenas “dizem que crêem”). A fé, neste caso, é um suporte adicional para a estrutura de autoconfiança deste indivíduo. Ele “sabe” que não está sozinho para enfrentar desafios da vida.

Certa vez, ministrando uma palestra na cidade de Campinas, algo do que eu disse incomodou profundamente uma das participantes presentes. Eu ensinava o seguinte: “Se uma pessoa diz que tem fé, mas precisa tomar remédios para dormir, na verdade ela não tem fé alguma. A fé é o oposto do medo, da insegurança e da ansiedade. Pessoas ansiosas não são pessoas de fé”.

A lógica é bastante simples: Se acredito que uma força maior me sustenta e me protege, então o que tenho a temer? Por que me preocupar?

Na ocasião, a mulher disse: “Discordo totalmente disso. Eu tomo meus remédios para dormir, mas sou uma pessoa muito religiosa.”

E eu disse: “Não tenho como negar que você seja uma pessoa religiosa. Mas seguir uma religião e executar os ritos desta mesma religião não é, necessariamente, uma demonstração de fé. Você demonstra sua fé quando confia plenamente no Deus que diz acreditar. Se você confia, então, por que se preocupar quando vai dormir e por que perder suas noites de sono com pensamentos de ansiedade?”

Ao que ela responder:  “Chris, nunca tinha visto a coisa nesta ótica. Vou pensar mais no assunto”.

Meu objetivo aqui não é questionar a sua participação na religião A, B ou C. Meu trabalho é apenas de autoconhecimento e, sinceramente, não me importo com o que você acredita ou deixa de acreditar. Meu esforço é para que você compreenda o que acontece dentro de você mesmo. No caso, se você se julga uma pessoa religiosa e ansiosa ao mesmo tempo, deveria ponderar sobre estas questões e perceber que há alguma coisa mal resolvida nesta história toda.

Sucesso e Felicidade Para Você!
CHRIS ALLMEIDA
Assinatura Chris Allmeida Poder Pessoal e Autoconhecimento
 
 
Conheça também a Reprogramação Mental Controle da Ansiedade
 


Uma resposta para “Ansiedade e Fé”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *